4 dicas para emagrecer e para envelhecer de forma saudável

6 minutos de leitura

Envelhecer é algo inevitável, com o passar do tempo é comum doenças serem atreladas a essa etapa da vida, mas com bons hábitos diários é possível envelhecer de forma mais saudável e chegar na velhice com muito mais ânimo e saúde. O mesmo vale para o emagrecimento, que com medidas corretas é possível diminuir peso e melhorar o bem-estar e qualidade de vida. 

Em nossa sociedade, as pessoas estão ficando cada vez mais velhas, e isso se dá pelo aumento da longevidade. Estamos vivendo cada vez mais e isso é uma preocupação pública, política e individual. 

Cabe a cada um cuidar da melhor forma da saúde física e mental para chegar na terceira idade com o organismo em pleno funcionamento. A obesidade também tem entrado em debate a cada ano, visto que as taxas da população obesa também cresce. 

Porém, tem como mudar este quadro e viver uma vida muito melhor com a mudança de rotina. Pensando nisso, separamos algumas dicas para emagrecer e envelhecer de forma saudável. Veja!

1 – Alimentação equilibrada todos os dias

É através da alimentação que o organismo produz energia, recupera proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento. Apesar da rotina corrida, a alimentação é algo que não pode passar batido. Afinal, comer bem faz com que a saúde física e mental seja restabelecida. 

Por isso, prefira alimentos naturais do que alimentos super processados e gordurosos. Isso não quer dizer que você precisa evitar por completo chocolates, pizzas e hambúrgueres, por exemplo, mas esses alimentos não podem ser consumidos diariamente. Nada substitui uma alimentação equilibrada, com o consumo de frutas, verduras e legumes em todas as refeições. 

2 – Atividades físicas sempre

O grande mal para a obesidade é o sedentarismo, ele também é um vilão para um envelhecimento saudável. A falta de atividades físicas faz com que o organismo não trabalhe de forma adequada, possibilitando o surgimento de inúmeras doenças, sejam elas ocasionadas na juventude ou na velhice. 

O ideal é praticar ao menos alongamentos todos os dias, mas nada substitui uma atividade física ao menos duas vezes na semana. Pode ser uma caminhada ou pedalada ao ar livre, como também academia ou outro esporte. 

3 – Cuide da saúde mental

A depressão e a ansiedade já são consideradas doenças do século, isso porque com a rotina acelerada, quadros de estresse e a falta de cuidados físicos ocasiona também a baixa produção de hormônios necessários para a saúde psíquica. 

Sendo assim, crie o hábito de separar um momento só para você, pode ser através da meditação, por exemplo. O ideal é sempre ter acompanhamento terapêutico, intensificar o convívio social com os seus amigos e manter o pensamento positivo. 

4 – Usar suplementos pode ser uma boa ideia

É normal que com o passar do tempo o organismo deixe de produzir ou baixe a produção de algumas proteínas essenciais para o corpo, como o colágeno. 

Por isso, você pode apostar em uma suplementação alimentar. Utilizando os suplementos essenciais e corretos é possível aumentar a qualidade de vida. Porém, lembre-se que os exames devem estar sempre em dia, assim como as consultas médicas. 

Encontre produtos que possam intensificar o seu bem-estar na ALQ Farmácia. Visite nosso site e conheça!