5 dicas para a saúde da mulher

7 minutos de leitura

Alguns cuidados com a saúde podem ser um pouco diferentes entre homens e mulheres, isso porque o organismo se diferencia em muitas questões. 

Portanto, é importante pensar nas especificidades da saúde feminina. Afinal, as mulheres sofrem drásticas mudanças hormonais em várias fases da vida, e isso deve ser sempre levado em conta quando se fala da saúde da mulher. Essas mudanças podem contribuir bastante com quadros de saúde física e mental, por isso, manter-se vigilante com a saúde como um todo é sempre a melhor opção. 

Sendo assim, separamos algumas dicas super importantes para aumentar a sua qualidade de vida. Confira!

1. Tenha uma dieta equilibrada

Manter uma boa alimentação em todas as refeições é um ponto-chave para melhorar e cuidar da saúde. Isso não quer dizer que você precisa recusar chocolates ou um hambúrguer, o problema está no excesso. A sua base de refeições diárias deve ser pautada em alimentos mais frescos e naturais, o consumo de hortaliças, verduras e outros vegetais sempre é o mais recomendadol. 

Por isso, acrescente mais cores nas suas refeições, pense em pratos que sejam nutritivos e que tragam as vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Consuma mais frutas, legumes e alimentos integrais, assim como fontes de proteína como o peixe ou lácteos com baixo teor de verdura. Ah, o ideal é sempre consultar um profissional de nutrição antes de iniciar qualquer dieta. 

2. Deixe o sedentarismo de lado

Hábitos diários que possam ser nocivos de alguma forma para a sua saúde física ou mental devem ser deixados totalmente de lado, como o sedentarismo, por exemplo. Sabemos que a rotina nem sempre favorece a prática de exercícios, não é? Mas as atividades físicas são essenciais para manter uma boa saúde e bem-estar. 

Por isso, separe algumas horas de suas semanas para o desempenho de uma caminhada no parque, um passeio de bicicleta, uma corrida ou outra atividade física que você goste. Se preferir, a academia pode ser uma boa opção para sair do sedentarismo. 

3. Não esqueça da prevenção

Toda mudança de hábito pode ser encarada como uma forma de prevenção de doenças, porém, é preciso estar atenta com os exames de rotina. Não esqueça de manter os seus exames e vacinas sempre atualizados. A mamografia, por exemplo, para mulheres acima de 50 anos ou que tenham histórico de câncer de mama na família é um dos principais exames a serem feitos.

Visite um ginecologista com frequência para evitar ou tratar inúmeros tipos de doenças, principalmente as de colo de útero, infecções urinárias, osteoporose ou ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível). 

4. Conheça o seu corpo

Não tenha vergonha de si mesma, analisar o corpo com frequência, fazer exames de toque, verificar manchas entre outras questões que possam ser observadas, é um bom caminho para manter a sua saúde em dia. Conhecer o seu próprio corpo é essencial para identificar mudanças e assim verificar condições de saúde. 

5. Separe um tempo para você

Relaxar e se desligar um pouco da rotina pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. Afinal, o estresse e a ansiedade podem provocar inúmeras doenças, para evitá-las o melhor é sempre fugir da correria do dia a dia. Para isso, você pode começar um esporte, meditação, yoga ou simplesmente parar para assistir a um bom filme. 

Dica bônus

Apostar em bons suplementos vitamínicos também irá auxiliar na manutenção do organismo. Pode ser um suplemento ômega 3, um suplemento dha, vitamina D em cápsulas ou inúmeros outros. Consulte um especialista para que ele indique o melhor para você!

Depois, é só visitar nosso site e encontrar tudo o que você precisa!