Como os adaptógenos podem te ajudar com o estresse

5 minutos de leitura
adaptógenos podem ajudar com estresse

O nosso corpo passa por estresses, tanto físicos como mentais, e existem substância capazes de nos ajudar nesses momentos: os adaptógenos. O estresse é uma resposta física natural do nosso organismo, quando acontecimentos exigem adaptações rápidas além do seu limite, que podem interferir negativamente na qualidade de vida e na sensação de bem-estar do indivíduo, dependento da frequência e da intensidade.

Os adaptógenos são utilizados há séculos na medicina chinesa e ayurvédica e estão sendo cada vez mais usados na medicina ocidental. Eles são fitoterápicos, ou seja, medicamentos obtidos de matérias-primas vegetais, e eles ajudam nosso organismo a resistir a estressores de todos os tipos, sejam físicos, químicos ou biológicos.

Quando passamos por uma situação de grande tensão o nosso corpo libera o hormônio Cortisol de forma automática na corrente sanguínea. Esse hormônio tem como principal função ajudar o nosso corpo a lidar com situações de estresse. Porém, quanto mais estresse mais Cortisol é produzido e não é indicado que exista excesso ou falta desse hormônio no nosso organismo. Os adaptógenos ajudam no controle do Cortisol, tanto para diminuir a liberação excessiva como para fazer o caminho contrário e estimular o organismo a produzir mais hormônio quando o nível estiver muito baixo.

Existe também o chamado estresse oxidativo, que libera excesso de radicais livres no organismo, causando doenças e envelhecimento precoce das células. O que causa esse tipo de estresse são alguns hábitos, como alimentação inadequada, sono desregulado, excesso de ingestão de bebida alcoólica, tabagismo, etc. Os adaptógenos possuem uma importante ação antioxidante e também combatem o excesso de radicais livres no corpo humano.

O estresse pode causar sintomas físicos e mentais, como: irritação, ansiedade, dores de cabeça, diminuição na qualidade do sono, diminuição da memória, queda de cabelo, esgotamento físico e mental, etc. Não necessariamente aparecerão todos os sintomas de uma vez, isso é variável de acordo com cada pessoa.

Sendo assim, a suplementação com substâncias adaptógenas é considerada adequada para momentos que sentimos necessidade de ajuda extra com o estresse, para aliviarmos a tensão do dia a dia. Além disso, é indicado que sejam adotados hábitos de vida mais saudáveis, como por exemplo prezar por uma boa noite de sono, praticar atividades físicas regularmente, desenvolver uma vida social saudável, praticar hobbies que desenvolvam a criatividade, dentre outros hábitos que possam ajudar a combater o estresse.

Abaixo estão algumas substâncias que possuem adaptógenos e podem ser manipuladas na Farmácia ALQ:

  • Ashwagandha
  • Rhodiola Rosea
  • Ginseng coreano
  • Ginseng siberiano
  • Cúrcuma
  • Astragalus
  • Licorice
  • Maca Peruana

É importante ressaltar que o uso de adaptógenos não deve ser contínuo, o ideal é que sejam consumidas fontes diferentes de adaptógenos e com intervalos. Você pode conversar com uma das nossas farmacêuticas ou com seu médico para uma orientação adequada.

Você pode ler também: Hábitos que ajudam no controle da ansiedade

Fontes:

https://cuidai.com.br/adaptogenos/
http://andreiatorres.com/blog/2019/5/17/adaptogenos#:~:text=A%20palavra%20adapt%C3%B3geno%20tornou%2Dse,sejam%20f%C3%ADsicos%2C%20qu%C3%ADmicos%20ou%20biol%C3%B3gicos.
https://www.youtube.com/watch?v=-I571Te4JjA
http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=352238&_101_type=content&_101_groupId=33836&_101_urlTitle=medicamentos-fitoterapicos&inheritRedirect=true
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/estresse-oxidativo.htm
https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2019/01/adaptogenos-serao-os-alimentos-da-moda-em-2019.html
https://www.youtube.com/watch?v=HBypx01UwIc
http://andreiatorres.com/blog/2019/5/17/adaptogenos#:~:text=A%20palavra%20adapt%C3%B3geno%20tornou%2Dse,sejam%20f%C3%ADsicos%2C%20qu%C3%ADmicos%20ou%20biol%C3%B3gicos
https://ayurveda.com.br/plantas-medicinais-adaptogenas/
https://www.aonutricionista.com.br/single-post/2017/02/21/Adapt%C3%B3genos-e-estresse
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/33417-estresse-pode-causar-esgotamento-fisico-e-mental
https://www.tuasaude.com/cortisol/#:~:text=O%20cortisol%20%C3%A9%20um%20horm%C3%B4nio,assim%20como%20a%20press%C3%A3o%20arterial.
https://www.vittude.com/blog/cortisol/
https://cuidai.com.br/estresse-oxidativo/
https://www.ladoaladopelavida.org.br/estresse-o-que-e-doencas-autoadquiridas