Mãos ressecadas? Saiba como resolver esse problema

6 minutos de leitura
creme para as mãos

As mãos ressecadas são um problema mais comum do que se pensa, afinal, nem sempre damos a devida importância para essa região, não é? 

É um problema que pode ser ocasionado por inúmeros motivos, mas, por outro lado, também tem inúmeras soluções. Os cuidados com a pele devem ser diários, porém as mãos estão em constante contato com agentes que podem deixar a pele ressecada, por isso, é preciso de uma maior atenção para essa região do corpo. 

Se você quer saber como evitar o ressecamento das mãos, acompanhe este artigo que preparamos especialmente para você. Veja!

O que causa o ressecamento?

O ressecamento pode ser causado por diversos fatores, por isso é preciso estar atento para que suas mãos não sofram com este problema. Conheça algumas questões que podem intensificar o ressecamento:

  • Baixo consumo de água

A ingestão baixa de água pode aumentar alguns problemas do organismo, especialmente o ressecamento das mãos. Porém, é possível identificar a desidratação de outras formas, como urina muito escura e pele sensível por todo o corpo. 

  • Uso de produtos de limpeza

O uso de produtos de limpeza que entram em contato diretamente com as mãos podem deixá-las bem secas. Detergentes e outros produtos químicos são indicados para usar somente com luvas, assim você preserva a pele das mãos. 

  • Uso de cosméticos de forma inadequada

Alguns sabonetes de baixa qualidade também podem ser os vilões para a pele das mãos, por isso escolha muito bem os produtos os quais você irá utilizar para a limpeza pessoal. 

  • Temperaturas baixas

O frio faz com que a barreira que cria a proteção da pele seja danificada, deixando a pele muito mais suscetível ao ressecamento. 

Como evitar o ressecamento?

Agora que você já conhece algumas das possíveis causas do ressecamento, é preciso conhecer as soluções para evitar que as mãos fiquem ressecadas. Veja:

  • Aposte na hidratação

Escolha um bom hidratante para mãos, de preferência um específico para essa região do corpo, que tende a ter uma pele diferente das demais. Use diariamente o creme para as mãos, várias vezes ao dia, principalmente após a higienização. Ah, vale acrescentar que se manter hidratado com o consumo de água também é bem importante. 

  • Proteja-se dos produtos químicos

Ao fazer uso de produtos químicos, principalmente os de limpeza, evite o contato direto, prefira utilizar uma luva de proteção para evitar que os produtos abrasivos danifiquem a pele. 

  • Mantenha uma boa higiene

As sujidades do dia a dia podem contribuir com o quadro de ressecamento, por isso, a melhor opção é manter as mãos bem limpas o tempo todo. Fazer uma esfoliação na pele ao menos uma vez na semana também irá ajudar. 

  • Aqueça-se nas temperaturas baixas

Nos dias de inverno prefira usar luvas para proteger mas também para manter a pele bem aquecida. Dessa forma, você impede que a pele perca umidade e crie rachaduras e fique seca. 

Vale lembrar que uma alimentação equilibrada também é uma ótima forma de aumentar a saúde da pele como um todo. Visite nosso site e conheça produtos para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida, inclusive creme para mãos ressecadas.