4 formas de tratar a ansiedade com medicamentos naturais

8 minutos de leitura
mulher usando tratamento natural para ansiedade

A ansiedade é um problema que atinge milhões de pessoas na sociedade pós-moderna. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil obteve o maior índice de pessoas com sintomas de ansiedade durante a pandemia do COVID19, atingindo 63% dos participantes brasileiros da pesquisa. 

A ansiedade, junto com a depressão, vem sendo apontada como “o mal do século” por diversos profissionais da saúde e psicologia. Com isso, a necessidade de medicamentos e tratamentos para a ansiedade está sendo cada vez maior.


A parte “não medicamentosa” de um tratamento para ansiedade pode envolver atividade física, alimentação saudável e práticas de yoga e meditação, pois elas já aparecem como grandes auxiliadoras da recuperação do bem-estar mental dos pacientes. 

No entanto, muitas vezes é preciso recorrer à ajuda dos fármacos. Mas não se desespere! Embora os ansiolíticos e antidepressivos do mercado não possuem uma boa fama, existe uma gama de medicamentos mais naturais, com resultados eficientes que não causam dependência ou efeito colateral.

Sendo assim, a ALQ FARMA separou algumas dicas de como tratar a ansiedade devidamente!

1. Tratamento homeopático 

A homeopatia é uma forma de tratamento que cura usando o semelhante, sem qualquer tipo de componente químico que causa efeitos colaterais no paciente. Sabemos que muitos remédios para ansiedade tendem a deixar o indivíduo com sono, esse não é o caso dos remédios homeopáticos!

O remédio homeopático para ansiedade oferece componentes naturais para amenizar os efeitos da doença, por isso vem ganhando muita atenção por aqueles que querem se livrar dos medicamentos à base de químicos. 

A homeopatia para ansiedade é uma das formas mais buscadas para quem quer um tratamento com ativos naturais. 

2. Tratamentos com fitoterápicos (à base de plantas).

Para quem quer tratamentos naturais, assim como a homeopatia, existem alguns outros ativos que vão te fornecer ótimos resultados!

  • Melissa: A melissa – ou melissa officinalis – mantém o GABA em funcionamento por um período de tempo maior, que se trata de um aminoácido que age o sistema nervoso central e ajuda no controle do estresse e ansiedade. 

  • Humulus Lupulus: Se trata de um ativo indicado para controlar o sono, pois ajuda na indução e manutenção. Então é um ótimo medicamento natural para ansiedade na hora de dormir, um caso que atinge diversas pessoas.

  • Ashwagandha: Chamada de ginseng indiano, a ashwagangha é uma planta com ativo na raiz que ajuda a manter a ansiedade controlada, além de melhorar a concentração e a fadiga. Outro ótimo ativo para remédio natural para ansiedade.  


Você pode adquirir esses ativos através de medicamentos manipulados! Solicite a nossa atenção farmacêutica e peça uma sugestão de fórmula. 

3. Suplementos que equilibram o psicológico

Você sabia que a ansiedade pode estar relacionada à deficiência de nutrientes no seu organismo?

Por isso, a reposição desses nutrientes através de suplementos alimentares podem contribuir para  manter o psicológico equilibrado e melhorar os sintomas ansiosos.

Existem diversas vitaminas e proteínas que agem no nosso psicológico e o deixam mais apto para o dia a dia.

Na ALQ FARMA, por exemplo, você encontra o SLEEP WELL 60CAPS Lotus Health, um suplemento composto por triptofano, magnésio e as vitaminas B3 e B6, que melhora a qualidade do sono e reduz os níveis de ansiedade ligada à insônia.

Também temos a VIT D 2000UI 60CAPS LotusHealth que, além dos seus benefícios para imunidade e saúde óssea, é importantíssima para o sistema nervoso central, e já foi comprovado que melhorar os níveis dessa vitamina reduz os sintomas de ansiedade e depressão. 

4. Pré e Probiótico Terapia

Existem diversas atividades naturais que uma pessoa pode fazer para controlar a ansiedade, entre elas estão: exercícios físicos, ler, pintar, aprender algum instrumento musical, entre outros. 


Os probióticos são “as bactérias do bem” que compõem a nossa microbiota intestinal e os prebióticos são os alimentos que nutrem e estimulam a proliferação dessas bactérias.

Ter mais bactérias benéficas do que maléficas no intestino é fundamental para manter não só a integridade intestinal, mas também a saúde da mente, sabia?

Um dos motivos é porque a maior parte da serotonina – hormônio que regula o nosso sono, humor e bem-estar – é produzida no intestino!

Tanto os pré como os probióticos podem ser encontrados em alimentos, mas em um tratamento para ansiedade o mais aconselhável é ingeri-los através de medicamentos manipulados, pois há a garantia da quantidade e dos tipos de bactérias utilizadas. 

Viu como é possível tratar e controlar a ansiedade? Com os produtos da ALQ Farmácia você vai levar uma vida mais confortável e menos ansiosa, afinal, são mais de 20 anos levando bem-estar para sua casa!

Então acesse o site da ALQ FARMA e garanta já nossos remédios naturais para a ansiedade!