5 benefícios do Ômega 3 para a saúde

6 minutos de leitura

Você já conhece os benefícios do ômega 3 para a sua saúde? Ele é um poderoso ácido graxo que auxilia bastante no bom funcionamento do organismo, sendo considerado uma gordura essencial. 

Este ácido graxo não é produzido naturalmente pelo corpo, mas ele pode ser facilmente absorvido com a ingestão dos alimentos corretos. Inclusive, existem inúmeros alimentos que são ricos em ômega 3, tais como os peixes, nozes, sementes de linhaça, entre outros. Incrementar sua dieta com estes alimentos é sempre uma ótima opção para quem quer aumentar a qualidade de vida. Ainda há a opção de consumir um suplemento omega 3, que também traz todas as vantagens. 

Ficou curioso para conhecer alguns dos principais benefícios que o ômega 3 pode trazer para a saúde? Acompanhe este artigo que preparamos!

Faz bem para a pele

O ômega 3 é um grande amigo para a pele, ele é capaz de evitar o surgimento de acnes e de alergias, assim como a rosácea, uma doença que causa vermelhidão na pele facial. Ao ingerir em doses corretas, a pele fica mais suave e faz com que a produção de colágeno, que é o que deixa os tecidos mais firmes, seja intensificada. 

Uma doença que pode ser prevenida é a psoríase, que é uma doença autoimune e que pode ser tratada com o consumo de ômega 3. Além disso, previne o surgimento de rugas e de linhas de expressão. 

Traz mais saúde para os ossos

Com o passar dos anos é bem normal os ossos ficarem mais frágeis, o que pode intensificar condições como a osteoporose. Com a ingestão deste ácido graxo os ossos ficam mais fortes, garantindo uma maior qualidade de vida. 

É importante lembrar que a osteoporose, apesar de ser uma doença bastante ligada à velhice, pode acometer jovens pela falta dos nutrientes necessários para manter os ossos fortes. Sendo assim, o consumo de ômega 3 deve ser feito logo na fase adulta. 

Bom para o cérebro

Um dos benefícios mais importantes é o que ele pode causar no cérebro, fazendo com que o funcionamento das funções cerebrais funcionem perfeitamente bem. O ômega 3 é capaz de prevenir doenças como o Alzheimer, por exemplo. 

Além disso, é importante para o combate da depressão, auxilia em uma boa noite de sono, no bom humor e também na diminuição do estresse. O ômega 3 auxilia bastante na capacidade de memorização, de aprendizado e de raciocínio lógico. 

Um ótimo anti-inflamatório

O ômega 3 impede que as substâncias eicosanóides e as citocinas, que aumentam os graus de inflamação, se desenvolvam de forma mais rápida. Dessa forma, ele age como uma ação anti-inflamatória, ocasionando uma recuperação muito mais eficiente. 

Além disso, ele previne danos celulares e até mesmo o surgimento de células cancerígenas. 

Melhora o rendimento muscular

Justamente por ter uma ótima ação anti-inflamatória, também ajuda na recuperação muscular após a prática de exercícios físicos, especialmente durante e depois de treinos pesados. Além disso, é um ácido graxo que facilita o início das atividades físicas em pessoas debilitadas, como nos momentos de fisioterapia e reabilitação cardíaca.

Consumir ômega 3 em cápsulas ou em forma de alimentos in natura só irá trazer vantagens para a sua saúde. Visite nossa loja de suplementos online e conheça todas as nossas opções.