A coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, é um poderoso antioxidante natural que é um nutriente essencial para o organismo. A deficiência desse antioxidante pode acarretar inúmeras doenças como a disfunção cerebral, habilidade anormal de caminhar, doenças dos rins e até mesmo dor muscular.
Geralmente, pessoas com doenças cardíacas, doença de Alzheimer e Parkinson apresentam baixos índices de coenzima Q10 no organismo. Essa enzima é produzida naturalmente pelo corpo, porém em baixas proporções, o que leva a suplementação a ser indicada. É necessário fazer alguns exames de rotina para verificar qual é o índice do antioxidante no seu organismo, caso esteja em deficiência o médico deverá indicar o medicamento correto para supri-la.
Quer conhecer mais sobre a coenzima Q10 e, principalmente, como deve ser feita a suplementação? Acompanhe as informações deste artigo!
Para quê serve a coenzima Q10?
Basicamente, é possível associar a coenzima Q10 com diversas funções biológicas, principalmente na atuação das mitocôndrias, que são as responsáveis pela produção de energia ao organismo. A substância também atua como um antioxidante, eliminando as moléculas de radicais livres, o que impede o envelhecimento precoce das células.
Ela é essencial para a produção de energia, o que contribui para o desempenho das atividades diárias, assim como as atividades físicas, como qualquer outro processo metabólico. Se você já verificou a presença da CoQ10 em cosméticos, saiba que ela é bastante útil para manter a pele hidratada e purificada, tonificando a pele, o que dá mais brilho, firmeza e maciez.
Onde encontrar a CoQ10?
Além dos suplementos alimentares produzidos por uma farmácia de manipulação, é possível encontrar a Coenzima Q10 em diversos alimentos. Eles podem ser inseridos na alimentação diária e aumentar a absorção pelo organismo. Manter uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e ácidos graxos essenciais é fundamental para uma melhora na saúde física e mental.
Dessa forma, você pode encontrá-la em grandes quantidades em:
- Carne vermelha;
- Peixes;
- Brócolis;
- Couve-flor;
- Legumes, dos mais variados tipos;
- Abacate;
- Uva;
- Amendoim.
Lembre-se que uma consulta médica ou a um nutricionista são importantes para a criação de uma dieta balanceada.
Como tomar a coenzima Q10?
Para tomar de uma forma adequada é preciso respeitar a prescrição médica, mas, geralmente é indicado o consumo de uma cápsula por dia, em alguns casos, com maior deficiência, pode ser recomendado o uso de duas cápsulas. Essa coenzima é indicada somente para adultos, crianças não devem fazer o uso, ler a bula é sempre o mais indicado.
Portanto, o ideal é consumir apenas uma cápsula diariamente, preferencialmente depois das refeições ou antes de dormir, já que ela não atrapalha a noite de sono. A ingestão deve ser acompanhada por um líquido, o mais indicado é que seja com água.
Conheça alguns benefícios
É possível observar inúmeros benefícios durante o consumo da coenzima Q10, tais como:
- Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame;
- Reduz os níveis de colesterol ruim;
- Reduz os números de triglicerídeos;
- Reduz o endurecimento das artérias;
- Melhora a força física e o ânimo para as atividades;
- Evita o surgimento de rugas faciais;
- Melhora e reduz os ruídos no ouvido;
- Aumenta a saúde do organismo como um todo.
Entre em nosso site, e conheça a ALQ FARMA. Uma farmácia de manipulação com os produtos perfeitos para você!