No artigo anterior falamos sobre os adaptógenos – substâncias tiradas das plantas que ajudam nosso organismo a reagir aos estímulos externos e a lidar melhor com o estresse. Esses ativos estão super em alta aqui no ocidente atualmente e, dentre todos os adaptógenos, temos um que recebe mais atenção e indicação dos profissionais: a Ashwagandha.
Afinal, o que é a Ashwagandha?
Também conhecida como Withania somnifera, Cereja do Inverno ou Ginseng Indiano, a Ashwagandha é uma planta da família Solanaceae, utilizada há séculos como remédio natural pela medicina ayurvédica. A Ayuverda é a medicina tradicional da Índia, que utiliza muitas plantas medicinais e acredita na alimentação balanceada como fonte de saúde. Por atuar no sistema endócrino, nervoso e imune, a Ashwaganda consegue contribuir a um tratamento mais holístico, o que a faz ser valiosa para a terapia ayurvédica.
A Ashwagandha possui, dentre outros benefícios, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que melhoram, de forma geral, a saúde de quem a consome. As folhas são comumente utilizadas para tratar infecções e lesões de pele, mas as principais propriedades são encontradas em suas raízes, que são transformadas em pó e depois consumidas.
Principais características da Ashwagandha:
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Calmante
- Adaptogênica
- Analgésica
Suas principais indicações:
- Combater o estresse e a ansiedade;
- Ajudar na diminuição do cortisol (hormônio do estresse);
- Energizar e revitalizar;
- Aumentar a imunidade;
- Melhorar a qualidade do sono.
- Melhorar o desempenho físico;
- Melhorar a função sexual;
Embora a suplementação com Ashwaganda não dependa de prescrição médica, recomendamos que esta seja feita somente sob a supervisão de um profissional.
A equipe farmacêutica da ALQ está disponível durante todo o horário comercial para conversar com você, tirar suas dúvidas e fazer a indicação de uso, se necessário. Venha bater um papo conosco! 😉
FONTES
novidadesaudavel.com.br/ashwagandha-a-planta-adaptogena-ayurveda/
https://ageless.blogosfera.uol.com.br/2019/09/13/conheca-os-beneficios-da-erva-ashwagandha-para-o-bem-estar-e-a-vitalidade/
Battacharya A, Ghosal S, Bhattacharya SK. Antioxidant effect of Withania somnifera glycowithanolides in chronic footshock stress-induced pertubations of oxidative free radical scavenging enzymes and lipid peroxidation in rat frontal cortex ans striatum. J Ethnopharmacol. 2001 Jan; 74(1):1-6.
Bhattacharya SK, Bhattacharya A, Sairam K, Ghosal S. Anxiolytic-antidepressant activity of Withania somnifera glycowithanolides: an experimental study. Phytomedicine. 2000 Dec; 7(6): 463-9.
Informe Técnico Iberoquímica magistral, 2020.
Informe Técnico Florien, 2020.
Mishra LC, Singh BB, Dagenais S. Scientific basis for the therapeutic use of Whithania sominifera (Ashwagandha): a review. Altern Med Rev. 2000; 5:334-346.