Colágeno: conheça os benefícios

7 minutos de leitura
mulher após usar colágeno

Você sabe quais são os benefícios do colágeno para saúde? Seja na produção natural pelo organismo ou consumindo o colágeno em cápsula, ele pode trazer inúmeras vantagens para a pele, para os tecidos, para as ligações, entre outras regiões do corpo. 

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, porém, com o passar do tempo, essa produção pode diminuir significativamente, ocasionando a perda dessa proteína super importante. Sua principal função é manter as células firmes e unidas, o que contribui contra o envelhecimento da pele, dá mais saúde para os cabelos e para as unhas, além de auxiliar na formação e recuperação dos tendões e cartilagens. Com o envelhecimento, é super normal essa proteína ficar baixa no corpo, por isso, uma boa alternativa é consumir colágeno hidrolisado em cápsulas, mas, sempre é bom destacar: toda suplementação deve ter a indicação e acompanhamento médico. 

Quer saber os principais benefícios que o colágeno pode trazer para a manutenção de sua saúde? Confira as informações que separamos neste artigo!

Previne o envelhecimento precoce

Alguns estudos apontam que o nosso corpo começa a diminuir a produção de colágeno entre os 27 e 30 anos, sendo assim, com o passar do tempo é possível verificar que a pele fica mais flácida e propensa para a criação de rugas e de marcas de expressão. Alguns hábitos podem aumentar a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, hábitos como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo devem ser evitados ao máximo para manter a pele e o organismo jovial.

Portanto, a utilização de suplemento à base de colágeno pode suprir a falta dessa proteína no corpo, ocasionando uma melhora significativa na pele e no restante do organismo. Algo interessante, é que as cápsulas além de oferecerem a proteína, elas também estimulam a produção natural. 

Ossos e articulações mais fortes

O colágeno também é uma proteína muito importante para a manutenção dos ossos e das articulações, assim como o cálcio. Ele é responsável por dar mais forças aos ossos e impedir a rigidez e a fragilidade. No mesmo sentido, atua nas articulações, impedindo o desgaste e possibilitando maior agilidade. 

Sendo assim, é um grande aliada para a prática de atividades físicas e as atividades corriqueiras do cotidiano. O colágeno evita o surgimento de osteoporose, por exemplo, uma doença que deixa os ossos mais frágeis e propensos para o desgaste e quebra. 

Fortalece os cabelos e as unhas

A saúde dos cabelos e das unhas é algo que sempre preocupa, não é? Afinal, são extensões do corpo bem propensas a ficarem frágeis com o passar do tempo e com os maus cuidados. Com a produção de colágeno saudável, os cabelos ficam mais brilhosos e sedosos.

As unhas ficam bem mais fortes o que impede a quebra repentina e também evita o surgimento de fungos e bactérias. Ele atua de forma de dentro para fora, inserindo-se na estrutura dos fios e das unhas. 

Uma pele muito mais firme

A flacidez da pele, especialmente a pele facial, está totalmente ligada à baixa produção de colágeno pelo organismo. Apesar de ser bastante comum nas mulheres, é normal a pele ficar mais frágil com a chegada da velhice. Mas, de qualquer modo, o colágeno atua nos tecidos oferecendo a firmeza necessária para impedir que as rugas se formem com maior facilidade. 

É importante ter em mente que toda suplementação deve ser acompanhada por hábitos saudáveis na rotina, como uma alimentação equilibrada e atividades físicas. Encontre o melhor suplemento de colágeno em nosso site e desfrute de todos os benefícios que ele pode oferecer!