Entenda o que é suplementação alimentar

7 minutos de leitura

A nossa qualidade de vida está ligada diretamente à nossa alimentação, por isso é fundamental ter uma dieta balanceada e com muitos nutrientes. Mas muitas das vezes nosso organismo não consome as vitaminas e minerais que necessitam para trabalhar bem, portanto é necessário o uso de suplementos alimentares!

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o processo de suplementação alimentar e quando tomar. Então, pensando nisso, a loja de suplementos – ALQ Farmácia – separou tudo o que você precisa saber sobre suplementação alimentar.

Micronutrientes e macronutrientes

Antes de falar sobre a suplementação alimentar em si, precisamos começar separando os nutrientes entre micro e macro. 

Os micronutrientes e macronutrientes fazem parte de diversos alimentos que consumimos no dia a dia para recompor a energia. Ambos colaboram para uma dieta sadia e bem balanceada que nutre e garante um organismo regularizado e em bom funcionamento. 

  • Macronutrientes: Os carboidratos (pães, doces, arroz, etc), proteínas (frango, peixe, carne, etc) e os lipídios, que podem aparecer em castanhas e óleos, fazem parte do grupo de macronutrientes.
  • Micronutrientes: O grupo de micronutrientes é composto por vitaminas e minerais que colaboram para o funcionamento do metabolismo do nosso organismo.

A suplementação alimentar é necessária quando há falta de algum desses nutrientes, micro ou macro. 

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares basicamente complementam a alimentação de diversas pessoas com as necessidades que cada organismo precisa. Sendo assim, os suplementos essenciais para o funcionamento do nosso organismo é reposto através de cápsulas, xaropes ou pó. 

Cada faixa etária necessita de um determinado tipo de nutriente em fases da vida, por isso o uso de suplementos alimentares é essencial, pois desta forma você vai ter certeza que nenhum deles vai estar faltando no seu organismo. 

  • Crianças e bebês: Para crianças e bebês, nutrientes como cálcio, zinco, ferro, carboidratos, magnésio, proteínas e vitaminas do complexo B ajudam na fase de crescimento.
  • Adolescência: Ferro, vitamina C, selênio, iodo, cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B assumem a liderança na adolescência, pois são nutrientes que ajudam a combater a fome oculta, que pode se desenvolver em sobrepeso e até obesidade.
  • Adultos: Na fase adulta os nutrientes essenciais são vitamina D, zinco, selênio e carboidratos, pois auxiliam no sistema imunológico e são essenciais para um bom funcionamento do organismo.
  • Idosos: Em idades mais avançadas, a necessidade de suplementação alimentar é ainda mais importante. Para idosos, nutrientes como: cálcio, ferro, vitamina D e proteínas são essenciais para evitar doenças e lesões.

Suplemento alimentar à base de colágeno

O colágeno é uma proteína estrutural muito conhecida, pois forma tecidos como pele, músculos, tendões e cartilagem. O colágeno compõem cerca de 30% das proteínas do corpo humano e mantém as células do corpo unidas. Ele pode ser encontrado nas formas hidrolisado ou não. 

  • Colágeno hidrolisado: É feito com pedaços de colágeno para facilitar a digestão e absorção no organismo. O colágeno hidrolisado age como um estimulante para formação de novas proteínas de colágeno no corpo. Na ALQ Farmácia você encontra o Colágeno Original Lata 300g Sanavita para auxiliar na sua suplementação alimentar.
  • Colágeno não hidrolisado: Encontrada no tamanho natural da proteína do colágeno, essa forma age como uma solução para a degradação natural do colágeno do nosso corpo.
  • Peptídeos de colágeno: Se trata de uma versão aprimorada, com moléculas ainda menores de colágeno que permite ainda mais absorção, sendo ótima para todo o corpo, principalmente pele e cabelo. O ativo Verisol® é uma combinação exclusiva desses peptídeos bioativos de colágeno que atua nas células dérmicas. Então, peça aqui um orçamento do Verisol®.
  • Colágeno vegano: A maioria dos colágenos do mercado provêm de fonte animal, por isso repor colágeno sempre foi um desafio para o público vegano. Mas o ativo Reallagen® chegou para mudar esse quadro: ele é um colágeno tipo III que foi desenvolvido através do próprio molde do colágeno humano! Assista ao vídeo que nossa farmacêutica explica um pouco mais sobre o Reallagen®.

Entendeu o que é suplementação alimentar? Então corra para o site da ALQ Farmácia e confira nossas opções de suplementos alimentares

A ALQ Farmácia se dedica desde 1997 para trazer formas manipuladas de qualidade para o seu bem-estar.