Já ouviu o ditado “quem conta um conto aumenta um ponto?” Algumas informações são passadas de boca em boca e podem sofrer modificações. No final fica difícil saber em que acreditar. Pensando nisso, separamos algumas informações comuns sobre queda de cabelo e vamos esclarecer o que é verdade e o que é mito!
- MITO: Usar secador estimula a queda
O secador emite um raio de calor que pode causar lesões à fibra capilar e ao couro cabeludo, mas ele em si não é o responsável pela queda de cabelo. O ideal é, portanto, não usar o jato muito quente e nem demoradamente em uma mesma região.
- MITO: Lavar o cabelo todos os dias faz mal
Ao vermos a quantidade de fios indo para o ralo do chuveiro ou presos na escova de pentear, podemos achar que a lavagem está provocando a queda. Mas isso não é verdade! Se os fios caíram é porque já estavam na fase de desprendimento; a lavagem não é a causa.
– Principalmente se você faz esportes ou tem o cabelo muito oleoso, pode lavar diariamente sem problemas. 😉
- VERDADE: O COVID-19 pode levar à queda de cabelo
O Coronavírus é um agente infeccioso, e é sabido que infecções podem levar à queda temporária de cabelo. Isto porque o corpo em combate à doença, faz com que as células capilares poupem energia. Os fios então passam da fase anágena (de crescimento) para a telógena (repouso e desprendimento do couro cabeludo). Isso costuma acontecer aproximadamente 3 meses após a infecção.
- VERDADE: Dormir com o cabelo molhado é danoso
Pois cria um ambiente úmido e abafado que propicia a proliferação de fungos e bactérias, levando ao aparecimento de caspa e dermatite seborreica, doenças que levam a uma queda excessiva dos fios.
- VERDADE: O estresse pode fazer o cabelo cair
O estresse gera um estado de inflamação no organismo, que tende a priorizar a saúde dos órgãos vitais e acaba deixando de lado os cabelos, pele e unhas. Por isso, há uma redução da passagem de nutrientes na região capilar, o que freia o crescimento dos cabelos e pode deixá-los fracos e quebradiços.